quinta-feira, 7 de abril de 2011

O PODER DO MARKETING NA DECISÃO

O Poder do Marketing na Decisão: Transformação dos Dados em Performance
Autores: Bruno Valverde Cota e Carla Rebelo
Selo Editorial: Bnomics
ISBN: 978 - 989 - 8184 - 80 - 1
Data da primeira edição: Abril de 2011
Numero de Páginas: 202
Dimensões: 17 x 23 cm
Preço do editor: 23,32 euros
Fonte: editora deplano
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Sinopse (da editora):
Algumas empresas investem recursos significativos na implementação de sistemas de informação de gestão, mas apesar disso, muitas não têm sucesso no fornecimento aos decisores da informação de que estes necessitam.  No contexto dos negócios, informação não é apenas dados e não existe uma tal verdade como “um modelo serve para todos” pois há que considerar algumas dimensões adicionais.
Este livro apresenta um estudo dos factores que concorrem para a utilização mais eficaz da informação de gestão nas grandes empresas do mercado português, considerando as dimensões da qualidade dos sistemas de informação, a sua forma gráfica e estética, bem como as características cognitivas individuais, heurística e intuição e  modelos mentais.


Na opinião dos autores:
Acabamos de lançar este novo livro, da editora bnomics, bastante pertinente no momento económico e político que vivemos - o Poder do Marketing na Decisão.
É um tema oportuno tratado de um prisma inovador, num contexto de acentuada incerteza que caracteriza a tomada de decisão. Esta obra resulta do cruzamento de dois percursos profissionais distintos, mas complementares, que dedicam a sua atenção à influência das técnicas de Marketing no processo decisório, invocando as relações de causa-efeito para a compreensão da fenomenologia complexa do design da informação que suportará uma decisão. Por outro lado exploram com muito interesse a influência dos modelos mentais e cognitivos no processo de decisão.
A proposta dos autores consiste na adopção de visões distintas e técnicas suportadas quer nos princípios do marketing-mix, quer dos conceitos e técnicas oriundas de várias ciências para melhorar o desempenho e a qualidade da tomada de decisão.
As Tecnologias, os Sistemas de Informação, o Business Intelligence ou outras ferramentas, são meros auxiliares, uma espécie de próteses cognitivas que o homem usa para melhorar o seu desempenho em todas as suas funções de gestão.
O verdadeiro processo é pensar! É a experiência prática que nos leva a ver o óbvio, ou seja, neste caso, aquilo que, quando detectado imediatamente se qualifica como um vazio a corrigir.
 Sempre que se tentam relacionar temas de uma forma diferente do feito até então, dá-se espaço à inovação construtiva e enriquecimento do conhecimento. Um novo paradigma ou simplesmente uma nova tendência de organização da informação corporativa foi o que nos pareceu resultar deste livro, com uma abordagem prática, oportuna e diferente.
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